quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Silvicultura está cada vez mais profissionalizada e rentável


Há algum tempo, a silvicultura, que era uma alternativa de renda virou atividade principal de muitos produtores. O estímulo vem do rendimento e da forte demanda por madeira (lenha, carvão, papel e celulose). Segundo a Sociedade Brasileira de Silvicultura só no ano passado foram plantados no país 600 mil hectares de árvores.
Em São Paulo, um dos principais pólos de silvicultura está na cidade de Bragança Paulista. A topografia acidentada da região estimula a atividade pois não precisa de mecanização. As principais culturas são de eucalipto e pinus europeu (que tem maior valor comercial). O retorno vem após cerca de 5 a 7 anos. Para a economia da região de Bragança, a atividade gera 20 milhões de reais por ano.
A silvicultura entrou também no programa microbacias que é feito em São Paulo. Ele prevê o uso sustentável das propriedades nestas regiões, como plantio adequado para cada lugar, recuperação de áreas, preservação melhor qualidade de vida para os agricultores.Minas Gerais é o primeiro Estado brasileiro em área de reflorestamento, seguido por São Paulo.
Algumas indústrias estão fechando projetos chamados de poupança florestal. Onde o produtor terá desde assistência técnica até a comercialização garantida da sua madeira. Inicialmente a silvicultura era usada só para ocupar áreas difíceis, mas atualmente está se profissionalizando e aprimorando as tecnologias.

Fonte: http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=8881

Postado por: Christian Darius

Nenhum comentário: