sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Depois da Amazônia, Cerrado também terá fundo para práticas sustentáveis


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou a criação do Fundo Cerrado para promoção de práticas sustentáveis no bioma. "A exemplo do que ocorre da Amazônia, com monitoramento constante teremos dados para fiscalização e pesquisa, o que vai permitir que as pessoas vivam com dignidade sem destruir a vegetação nativa." Além do Fundo Cerrado, haverá destinação de R$ 4,6 milhões para a gestão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a determinação de preços mínimos para o pequi e o babaçu que são produtos do extrativismo do Cerrado.
O sistema detectou o desmatamento de cerca de 18.900 km2 de mata nativa, no período de 2003 a 2007, o que equivale a 1.900.000 campos de futebol. O ministro disse "Hoje, o Cerrado tem 6,6% de sua área preservada, temos que unir esforços para cumprir o objetivo dos 10%." e também lembrou que das 416 espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, 131 são do Cerrado.
Segundo maior bioma brasileiro, o Cerrado ocupa 2 milhões de km2, ou cerca de 24% do território nacional, onde estão presentes aproximadamente 5% da biodiversidade do planeta. Apesar disso, o Cerrado tem sido definido, de maneira equivocada, como um bioma biologicamente pobre e sofre uma agressão humana sem precedentes.

Curiosidade: Goiânia é a cidade brasileira com maior área verde por habitante do País e a segunda do mundo.

Fonte: http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=4379

Postado por: Christian Darius

Nenhum comentário: