terça-feira, 19 de agosto de 2008

Prospecção de petróleo ameaça biodiversidade da Bacia Amazônica


Os projetos de petrolíferos e de gás natural na região oeste da Bacia Amazônica se transformaram em uma ameaça para a biodiversidade e os povos indígenas da região.
Segundo a pesquisa americana, muito em breve essa zona, onde se encontram a maior biodiversidade e as selvas mais extensas do planeta, poderia estar coberta por plataformas petrolíferas e gasodutos.
Assinala-se que já haja 180 blocos de prospecção petrolífera e de gás cobrindo uma superfície de 688 mil quilômetros em territórios de Brasil, Colômbia, Equador e Peru.
Os blocos de gás e petróleo se sobrepõem perfeitamente com as zonas de maior biodiversidade para aves, mamíferos e anfíbios do Amazonas. A ameaça para os anfíbios é de especial preocupação, pois já constituem o grupo de vertebrados mais ameaçado no mundo todo.
Muitos dos blocos ameaçam os territórios de povos indígenas que vivem totalmente isolados da civilização e são suscetíveis a doenças externas. Acordos internacionais reconhecem que os povos indígenas têm direitos sobre suas terras, e "explicitamente proíbem entregar concessões para a exploração de recursos naturais em seus territórios sem seu consentimento".
Essa nova estrutura acelera o desmatamento, a colonização, a caça excessiva e a poda ilegal em zonas que até há pouco eram muito remotas.
Em breve, encher o tanque de gasolina poderá ter conseqüências devastadoras para as selvas, seus povos e suas espécies!

Fonte: http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=8845

Postado por: Christian Darius

Nenhum comentário: