domingo, 29 de junho de 2008

Ibama e PF fecham 15 serrarias em Rondônia

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e agentes da Polícia Federal fecharam 15 serrarias, em Rondônia, durante a Operação Arco de Fogo, e apreenderam muita madeira escondida na Floresta Amazônica. Na segunda etapa da Operação Arco de Fogo, de combate ao desmatamento, fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal fecharam 15 serrarias em Rondônia. Também foi apreendida uma grande quantidade de madeira que estava escondida na floresta. No terreno emprestado pela prefeitura, o resultado mais sólido da operação: três mil metros cúbicos de madeira, avaliados em R$ 10 milhões. Nas contas do Ibama, apenas uma pequena parte do que é extraído ilegalmente em Cujubim, noroeste de Rondônia.


Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL609075-10406,00-IBAMA+E+PF+FECHAM+SERRARIAS+EM+RONDONIA.html

Postado por: Murilo Jander

terça-feira, 24 de junho de 2008

ONU discute uso de energia nuclear contra aquecimento global

A conferência climática da ONU em Bonn discute propostas para ajudar os países em desenvolvimento a construírem usinas nucleares, o que lhes permitiria emitir menos gases do efeito estufa.
A energia nuclear é uma opção polêmica dentro do mecanismo da Organização das Nações Unidas (ONU) que estimula investimentos de países ricos em energias "limpas" no exterior e lhes dá crédito pela redução doméstica dos gases do efeito estufa. Também estão em discussão a adoção de um sistema que permita capturar e enterrar o dióxido de carbono emitido por usinas termoelétricas, por exemplo, e mecanismos de estímulo para o reflorestamento global.

Muitos países e ambientalistas são contra a inclusão da energia nuclear no chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL, parte do Protocolo de Kyoto, tratado climático da ONU que expira em 2012). "A energia nuclear não é a energia do futuro", disse Martin Hiller, da ONG WWF. "Ela não deveria estar no MDL. O MDL deveria tratar de energia renovável." Ele disse que a energia nuclear é perigosa demais, apesar de praticamente não emitir carbono, como os combustíveis fósseis.

O debate reflete a polêmica sobre a conveniência de tratar as usinas nucleares como alternativas aos combustíveis fósseis, principais "vilões" do aquecimento.

A conferência de Bonn não tomará nenhuma decisão sobre mudanças no MDL. O evento é parte de uma série de negociações destinada a criar até o final de 2009 um tratado que substitua o Protocolo de Kyoto.


Postado por Eduardo Vieira

http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=8520

domingo, 22 de junho de 2008

Nova fraude na venda de madeira na Amazônia

No sul do Amazonas, a fiscalização precária facilita outro tipo de crime: o desmatamento. Uma área em Lábrea, sul do Amazonas, é de manejo florestal. Lá é permitido tirar madeira, desde que respeitados os critérios ambientais. Os documentos de origem florestal, os DOFs, indicam que, no local, já teriam sido derrubados 7 mil metros cúbicos de madeira, equivalente a 400 carretas. Mas as árvores ainda estão de pé. No município vizinho de Humaitá, cerca de mil árvores teriam sido cortadas até 4 de junho. No dia seguinte, a madeira já estava na cidade de Rondon, no Pará. A viagem que dura duas semanas teria sido feita em apenas 24 horas.


Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL609690-10406,00-NOVA+FRAUDE+NA+VENDA+DE+MADEIRA+NA+AMAZONIA.html

Postado por: Murilo Jander

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Mofo branco ataca lavouras de soja pelo Brasil


O mofo branco é causado por um fungo que, segundo a Embrapa, está distribuído por todas as regiões produtoras. O caule e os ganhos são invadidos pelo fungo, a planta murcha e morre.
O chamado mofo branco voltou a ser encontrado em lavouras de soja pelo Brasil. A praga foi considerada erradicada há pelo menos 15 anos, mas tem atacado propriedades com toda a força na safra 2007/2008.
O presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Iwao Miyamoto, acredita que o problema está no uso de sementes piratas.
A perda na produção pode ser de até 30%.
Miyamoto cobrou mais fiscalização pelo Ministério da Agricultura e mais ação das entidades representativas do setor agrícola para conscientizar os produtores sobre os riscos do uso de sementes ilegais. E acrescentou que, depois de contaminar uma lavoura, o causador do mofo branco permanece por cerca de 15 anos, o que dificulta o controle da doença e compromete também as plantações seguintes.
Ao contrário de outras pragas não há risco de contágio de uma propriedade para outra.

Fonte: http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=8530

Postado por: Christian Darius

domingo, 15 de junho de 2008

Chuva de granizo deixa 2 mil desabrigados no Paraná

Uma chuva de granizo no sábado (14) destruiu centanas de telhados e deixou 2 mil pessoas desalojadas em Laranjeiras do Sul, no Paraná. O temporal provocou estragos em mais de 500 casas, segundo o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil distribuiu 20 mil metros de lonas plásticas aos moradores.

Algumas famílias passaram a noite na casa de parentes e em abrigos improvisados em ginásios de esporte. Voluntários passaram toda a manhã de domingo trabalhando no conserto das casas destruídas.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL601969-5598,00-CHUVA+DE+GRANIZO+DEIXA+MIL+DESABRIGADOS+NO+PARANA.html

Postado por: Murilo Jander

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ibama deve liberar licença para Angra 3 em agosto


O governo acredita que o Ibama deve liberar até o final de agosto as licenças ambientais que permitirão à Eletronuclear iniciar a construção da Usina Nuclear de Angra III. O quarto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) informa que a licença prévia da usina deverá sair até o fim deste mês e a licença de instalação, que dá sinal verde para o início das obras, deverá ser emitida até 30 de agosto. Aprojeção é que a usina fique pronta até agosto de 2014.

Fonte: http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=8477

Postado por: Christian Darius

domingo, 8 de junho de 2008

Com apenas 10% de suas plantas descritas, Mata Atlântica é a mais rica em diversidade

Com apenas 10% de suas plantas descritas, Mata Atlântica é a mais rica em diversidade
Na invasão da Mata Atlântica o Brasil surgiu. No rastro de sua devastação, o país se desenvolveu. Hoje, quase 70% da população vive nos domínios da floresta e depende diretamente de seus remanescentes. A despeito de tamanha importância, a mata apontada agora por especialistas como a mais rica do mundo é quase uma desconhecida e a sobrevivência de muitas de suas principais espécies está ameaçada. Quatro décadas é o período estimado para que a destruição ininterrupta da floresta nos últimos 500 anos cobre seu preço e o país tenha que lidar com uma onda nunca vista de extinções, mostra caderno especial publicado na edição desta quinta-feira do jornal O Globo.
Oficialmente, os remanescentes da Mata Atlântica estão listados entre as 25 áreas mais ricas em biodiversidade do planeta - o que já seria um feito, posto que restaram somente 7,26% da cobertura original. Mas, apesar de ser o bioma mais estudado do Brasil, a verdade é que a floresta ainda é pouquíssimo conhecida. Do total estimado de plantas existentes, apenas 10% estão descritas. Por isso, muitos sustentam que a mata é uma das mais ricas do mundo, senão a mais rica de todas.
Trata-se provavelmente do bioma com a maior diversidade biológica do planeta - sustenta Carlos Frederico da Rocha, do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.rma.org.br/v3/action/news/detail.php?id=1612

Postado por: Murilo Jander

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Brasil constrói protótipo do chamado “carro verde”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no domingo (1º) que o país está construindo o protótipo do chamado "carro verde". Será um carro em que todas as peças de plástico, derivadas de petróleo, serão substituídas por outras, derivadas da cana-de-açúcar. Sua idéia é fazer com que as discussões sobre o etanol derivado da cana sejam cada vez mais divulgadas. "O Brasil vai continuar introduzindo o biocombustível na sua matriz energética, porque entendemos que é a energia do futuro, até que alguém apresente uma melhor".

Fonte: http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=8433

Postado por: Christian Darius


domingo, 1 de junho de 2008

Aquecimento Global

O aquecimento global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos. Atualmente existe um debate em relação às causas deste aumento na temperatura. Boa parte dos cientistas afirma que o aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes antropogênicos (provocados pelo homem) na atmosfera que causa o agravamento do efeito estufa. A humanidade tem hoje recursos tecnológicos para resolver esta situação, mas terá vontade política? E Justamente neste ponto que Eu, Você e Nós Todos podemos ajudar.

Postado por: Murilo Jander

Fonte:http://www.aquecimentoglobal.com.br/